Com a palavra, as treinadoras! Corrida no frio

No inverno muitas pessoas têm dificuldades em sair da cama cedinho para treinar ou resistir ao sofá depois do expediente.

Clima frio e escuro, por vezes muito seco, acabam por vencer muitos atletas e deixá-los em casa.

Masss manter a regularidade nos treinos durante o inverno, é a chave para manter seu condicionamento físico e não ter perdas no seu desempenho.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar na preparação para a corrida em dias frios:

 

Roupas adequadas

Há uma frase muito interessante que diz: “Não existe clima ruim para treinar, existe roupa não adequada para treinar”.

É importantíssimo que você se vista adequadamente ao frio. Hoje em dia temos muitas opções em tecidos leves em calças, segunda pele, gorros…

Se vista em camadas. Comece com uma camiseta fina de manga comprida. Caso tenha calor, tire a roupa desnecessária. Considere que você deve sentir um pouco de frio ao inicio do treino e assim que você correr, sua temperatura estará ideal.

Certifique-se que as extremidades estão aquecidas, isso porque durante o treino o fluxo sanguíneo se concentra na região central do corpo, deixando assim as extremidades mais vulneráveis. Utilize gorros, meias e até luvas adequadas, se necessário.

 

Capriche no aquecimento

Seu corpo deve estar sempre aquecido para o treino ou prova, pois com o aquecimento temos aumento gradativo de fluxo sanguíneo muscular. No frio (e quanto mais intensa a prova) maior é a necessidade de aquecimento.

Sair correndo no frio sem aquecer pode custar caro ao corredor, desde câimbras até lesões mais serias.

 

Atenção da respiração

A melhor forma de levar o ar frio e seco até os pulmões é pela respiração nasal, já que por esse caminho ele ganha calor e umidade. Entretanto, essa mudança na respiração pode causar grandes desconfortos ao corredor.

No caso de uma respiração ofegante e estressante, diminua o ritmo do treino para que a respiração se torne mais regular, suficiente para abastecer os pulmões com oxigênio.

Uma alternativa é o uso de lenços que cobrem a região nasal. Ultimamente muitas marcas tem lançado produtos desse tipo.

 

 

Pós treino no frio

No frio seus músculos esfriam muito rápido, então pode ser difícil relaxar após o treino. É desaconselhável você dar tudo de si no final do treino e depois parar completamente, o resultado é uma tensão muscular dolorosa e talvez até mesmo uma lesão. Você deve relaxar por alguns minutos e, em seguida, entrar rapidamente em um lugar quente e se alongar.

Após o treino, se estiver aquecido e molhado, procure trocar de roupa imediatamente, não deixe o corpo esfriar, pois o choque térmico pode afetar o sistema imunológico.

 

 

Essas dicas são básicas né?! Mas deixar de cumpri-las pode custar caro ok?

Pra treino bom não tem tempo ruim!

Já tem traçado seus objetivos? Não perca o foco NUNCA.

 

 

Por Luciana Ganzarolli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *