Com a palavra, as treinadoras! Fortalecimento para corredores

Afinal, por que é importante fortalecer o músculo do corredor?

Durante o ciclo da marcha, todas as vezes que colocamos o pé no chão para realizarmos a mudança do passo geramos uma força contra o solo. E, com isso, o impulso para o nosso deslocamento. Segundo as leis da física, toda ação gera uma reação, e o solo devolve essa força na mesma intensidade contra o organismo. Essa força também é chamada de força de reação do solo ou força de impacto. Para se ter uma ideia, essa força de reação em uma caminhada é igual ao nosso próprio peso à 1,5 vezes esse peso e na corrida pode variar de 3 a 6 vezes o nosso peso!

Essa variação pode ser maior ou menor, de acordo com o tipo do piso, se é asfalto, concreto (mais duros) ou grama (mais macios), combinado com a velocidade da corrida, ou seja, quanto maior a velocidade, maior a força de impacto. Um músculo bem trabalhado, bem condicionado e fortalecido pode diminuir o stress causado pelo impacto reduzindo significativamente a chance de uma lesão.

Além de proteger as articulações, o músculo bem fortalecido pode melhorar a coordenação, a flexibilidade, prevenir a má postura (muito frequente nos corredores de provas longas), aumentar a potência para pontos importantes na corrida, tais como as subidas, as ultrapassagens e a reta final.

A boa notícia é que para fortalecer um músculo, não é necessário somente frequentar a academia. Há outras alternativas. Ao contrário do que muita gente pensa o treino de fortalecimento poderá ser um momento de convívio e descontração com amigos e, assim, torna-se mais divertido e ao mesmo tempo mais saudável.

Acreditem, vale a pena!

 

Por Vivian Santiago