Com a palavra, as treinadoras! Respiração da Corrida

Um bom rendimento durante treinos e competições depende de vários fatores fundamentais, dentre eles a respiração, através da qual temos o aporte necessário de oxigênio para a corrida.

A respiração é uma função autônoma do nosso organismo, mas alguns truques são indispensáveis para um corredor.

Quando falamos de uma respiração eficiente, falamos de um sistema que sabe aproveitar bem o oxigênio inspirado, e isso depende de alguns fatores:

 

Condicionamento físico

Quanto mais treinado um indivíduo se torna, mais aproveitamento de oxigênio ele tem, ou em termos técnicos, maior seu nível de VO2 máximo (Volume máximo de oxigênio consumido).

O aumento do nível de VO2 máximo se dá com treinos variados, ênfase aos treinos de velocidade, e constância de treino. Esse aumento de oxigênio circulante provoca outras tantas alterações como aumento da circulação sanguínea, aumentos de capilares na musculatura e consequente aumento da irrigação muscular, colaborando juntos para um alivio na percepção de esforço.

 

Mecânica respiratória

Se durante o repouso não é necessário um grande volume de oxigênio, na corrida essa relação é inversa, nosso corpo exige um volume de oxigênio muito maior.

Para isso é necessário que nossas vias aéreas estejam abertas para a entrada de ar. Somente o nariz não dá conta do recado, a boca desempenha um papel indispensável na inspiração.

Isso mesmo, na corrida inspiramos e expiramos pela boca!

 

Cadencia na respiração

Para respirar de forma eficiente o corredor deve saber dar cadencia à respiração, tornando a corrida mais confortável. Esse processo exige um período de treinamento mas logo se torna mecânico e confortável.

Há algumas técnicas utilizadas por treinadores para melhorar o desempenho de seus atletas como a sincronização de respiração com as passadas:

Ritmo leve/ Iniciantes: Respiração 3:3 (inspiração em 3 passadas; expiração em 3 passadas) ou 3:2 (inspiração em 3 passadas; expiração em 2 passadas)

Ritmo de Prova: A respiração 2:2  é a mais utilizada (inspiração em 2 passadas; expiração em 2 passadas).

 

Gostou das dicas? Então bora treinar!

 

Por Luciana Ganzarolli