OUTUBRO ROSA- Por Dra. Caroline Nakano

Vamos evitar o câncer de mama com atividade física?!

A Campanha Outubro Rosa é responsável por nos lembrar da importância da prevenção de uma doença cruel e assustadora chamada Câncer de Mama, que se descoberta de forma precoce tem altas taxas de cura.

O Câncer de Mama é o nome dado a um grupo de doenças com comportamentos distintos que atingem as mamas de mulheres e em bem menor frequência, nos homens. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), excluídos os casos de tumores de pele, a doença ocupa o primeiro lugar em incidência e é a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira. Possui diversos fatores de risco para o seu desenvolvimento. Tais fatores são:  idade, fatores endócrinos (incluindo histórico gestacional/vida reprodutiva), fatores comportamentais e ambientais, fatores genéticos e hereditários.

A prevenção do Câncer de Mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença. Estima-se, segundo o INCA, que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver a doença: controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio de alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o Câncer de Mama. Além disso, vale lembrar que a amamentação é considerada um fator de proteção natural muito importante.

Uma pesquisa de um grupo canadense sugere que a atividade física está associada a uma maior redução do risco de Câncer de Mama entre mulheres de peso normal/sobrepeso do que comparada às mulheres obesas.

Os estudos demostram que a melhor maneira de se detectar cedo o tumor nas mamas é através da mamografia, um raio X da mama, que deve ser realizado a partir dos 40 anos anualmente, segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia(SBM) e também  da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Ao vestir a camiseta rosa em prol do outubro rosa, estamos incentivando milhares de mulheres a se posicionarem em relação ao autocuidado com sua saúde: a vida pede atitude, movimente-se, cuide-se, visite seu ginecologista, tire suas dúvidas e, principalmente, faça a sua mamografia!

 

Por Caroline Nakano- Ginecologista e Obstetra