Com a palavra, as treinadoras! Posição dos braços

O movimento dos braços na corrida tem o papel de ajudar na coordenação do movimento, equilibrando o corpo e movimento das pernas, melhorar a propulsão do corpo à frente e consequentemente promovendo economia de energia.

Muitos atletas sentem desconfortos ao nível dos ombros por correrem com os braços contraídos e presos à frente do tronco, enquanto que o ideal seja que os ombros estejam relaxados e os braços façam movimentos anteroposteriores.

Quando o corredor gira muito os braços enquanto corre, ele desestabiliza o tronco e quadris, ou seja, a coluna roda mais do que deveria, indicando uma deficiência no fortalecimento do core  (Leia nossa matéria anterior “CORE…para corredores”) e glúteos médios (Leia nossa matéria anterior Glúteo médio…na corrida).

Quando o corredor mantém seus braços ligeiramente para trás do corpo ele equilibra seu tronco mais verticalmente, em outras palavras, sua coluna estará mais alinhada e inclinada à frente. Dessa forma, seu pé aterrissa mais abaixo do tronco, aplicando força no solo para trás e impulsionando o corpo à frente.

Essa posição de cotovelos para trás garante também que o movimento e força atuem somente para frente e para trás. Do contrário, se os braços estiverem à frente do tronco, eles oscilariam lateralmente, desperdiçando energia com a rotação do tronco.

Uma boa dica é pedir para um amigo ou o seu treinador fazer vídeos de diferentes perspectivas enquanto você corre.

 

Bora treinar?

 

Por Luciana Ganzarolli