OUTUBRO ROSA- Menopausa e atividade física

 A menopausa é um período da vida da mulher que ocorre após a sua última menstruação espontânea, encerrando seus ciclos menstruais e ovulatórios. As modificações hormonais nesse período, queda na produção do hormônio estrogênio, trazem consequentes alterações fisiológicas e metabólicas, como aumento de peso e até hipertensão arterial, além de uma tendência natural de descalcificação dos ossos e risco de fraturas.

Os sintomas da menopausa somados à uma vida sedentária podem elevar os riscos de osteoporose, diabetes, hipertensão, além de aumentar o desconforto próprio dessa fase, como os fogachos.

A prática de atividade física regular tem sido recomendada como uma estratégia não farmacológica, de baixo custo, com risco mínimo e pela sua eficácia no tratamento dos sintomas da menopausa, e quanto antes for incluída na rotina da mulher, maiores são os benefícios trazidos por ela.

Além da redução dos níveis pressóricos, o exercício físico pode proporcionar maior independência ao praticante, melhora do condicionamento físico, melhora da qualidade de vida e reduzir as alterações fisiologias deletérias que ocorrem com a idade.

Uma metanálise de Costa, JA e Borges, GF (2016) conclui que o exercício físico é eficaz em reduzir a pressão arterial de mulheres na pós-menopausa. Estudos realizados por mais tempo e especialmente os que utilizaram exercícios aeróbios combinados com exercícios resistidos obtiveram melhores resultados.

E claro, não estamos falando somente dos sintomas específicos da menopausa, estamos falando de melhoras na função cardiorrespiratória, melhora no sistema muscular, melhora no perfil lipídico de forma geral e também na melhora de níveis de stress, melhorando a vida social e até sexual da mulher.

 

E aí?! Vamos treinar?

 

Por Luciana Ganzarolli